Igarassu - Pernambuco - Brasil

São José Agroindustrial S/A 10.362.820/0001-87 © Copyright 2019 | All Rights Reserved

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn
outlook.png

SOBRE 

Pertencente ao Grupo Familiar Cavalcanti Petribú, a São José Agroindustrial produz açúcar, álcool e energia elétrica. Com foco no mercado corporativo de alimentos e bebidas, se especializou na gestão da qualidade e foco no cliente, alcançando a certificação FSSC 22000 em Abril de 2014 pela certificadora Bureau Veritas. Em permanente busca pela excelência a São José Agroindustrial possui ainda as certificações Bonsucro e ISO 9001.

 

Nossa história

Desde 1700 a família Petribú cultiva cana-de-açúcar nas terras da Zona da Mata Norte de Pernambuco. O Engenho Petribú foi criado às margens do Riacho Petribú, afluente do Rio Capibaribe, situado na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Em 1895, João Cavalcanti de Albuquerque, então com 16 anos, assumiu o Engenho Petribú após o falecimento do seu pai.Alguns acontecimentos demonstram a força e a perspicácia de João como empreendedor. No início do século XIX ele implanta no engenho a moenda e a caldeira à vapor, que até então eram movidas à tração animal.

Ao consultar engenheiros sobre a execução de uma ferrovia para levar os equipamentos ao engenho, João foi informado da impossibilidade da construção, devido ao relevo da região. Contudo, obstinado, aprendeu a trabalhar com o teodolito e, com uma equipe, foi a campo e viabilizou a instalação da ferrovia, criando inclusive uma passagem sobre o Rio Capibaribe.

Em 1911, João Cavalcanti de Albuquerque foi ao cartório e trocou seu fidalgo sobrenome pelo nome do seu lugar, substituindo-o por Petribú, demonstrando sua forte ligação com a terra. Com a queda nas cotações internacionais do açúcar em 1929, crash da Bolsa de Nova York, João passou por grandes dificuldades e foi obrigado a plantar mandioca para subsistência da família.

Em 1932 sofreu uma paralisia cerebral, vindo a falecer no ano seguinte deixando 17 filhos, sendo Paulo Petribú o mais novo deles, então com 15 anos de idade. Deste momento em diante o Engenho Petribú passou a ser administrado pelos seus irmãos. Nos anos seguintes, Paulo, já com o seu próprio engenho e atuando como fornecedor de cana, se casa com Helena Correia de Araújo no ano de 1944.

Em 1952, assume a Usina Petribú em condição de grandes dificuldades financeiras, contando inclusive com empréstimo do sogro Jorge Corrêa de Araújo, que o apoiou na sua jornada. Com muito afinco, dedicação, perseverança e valorização do ser humano, Paulo e esposa transformaram uma usina de pequeno porte em uma empresa moderna e pujante, que chegou a produzir 1 milhão de sacos de açúcar em 1977.

Uma maravilha social. Vocês criaram uma gente de trabalho com a qual vocês são solidários de fato, e não de boca, e ela, por sua vez, solidária de todos vocês", declarou Gilberto Freyre em visita à Usina, no ano de 1984, para conhecer o trabalho realizado na empresa, com foco na responsabilidade social.

Em 1991 a Usina produz 2 milhões de sacos e ainda diversifica sua atividade com outros negócios. Neste período, inicia processo de aquisição de terras próprias, fábrica de ração animal, atividades de pecuária, produção de aves e um hotel de luxo, o Sheraton Petribu.

No ano de 1995, se adquire a Usina São José, empresa do grupo Votorantin, dando um grande passo para consolidação do grupo. Os Filhos de Paulo e Helena - Helena Cavalcanti de Petribú, Martha Cavalcanti de Petribú Vilaça, Ligia Cavalcanti de Petribú e Paulo Pessoa Cavalcanti de Petribú Filho - assumem na ocasião a Usina São José. A gestão da empresa foi delegada aos filhos Armando da Fonte Neto, Antônio da Fonte Neto, Frederico Petribú Vilaça, João Carlos Petribú Vilaça, Paulo Petribú Neto, Rafael Reis Petribú, Eduardo Cavalcanti de Petribú Fraga Rocha.

 

Apesar de a transição ter ocorrido de forma não planejada, e mesmo com a pouca experiência profissional dos gestores, o afinco e força de vontade do grupo foi decisivo para transformar a usina em referência de qualidade, se mantendo neste mercado competitivo durante todo este tempo. Os valores do legado dos ancestrais, como honestidade, audácia, dedicação, estiverem sempre presentes e guiam as ações dos sócios e gestores atuais.

Com o lema “Construindo nossa história” conseguimos dar alguns passos adiante. Foi possível implantar uma refinaria de açúcar, expandir áreas de canavial, se consolidar no mercado corporativo de clientes e diversificação de novos negócios.

Criação do Grupo Cavalcanti Petribú nas atuações em atividades Imobiliárias e participações através da CPE, Cavalcanti Petribú Empreendimentos, Cavalcanti Petribú Mineração, que atua na exploração de recursos minerais. Com a visão de buscar utilizar as terras como ativos em busca de novos negócios, o grupo participa da EcoParque , empresa de resíduos sólidos e VTO Igarassu, condomínio logístico e Industrial.

 
Conheça nossa linha do tempo.

Clique ao lado.